Senac Tocantins



Senac Tocantins

Desde a sua criação, o Senac Tocantins tem desempenhando importante papel como instituição de educação profissional no Estado, voltado para os setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
O Senac Tocantins capacita, anualmente, mais de vinte mil profissionais que carregam as marcas formativas da instituição, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, mediante a ocupação nas vagas de trabalho.

A Instituição possui seis unidades distribuídas nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, com uma oferta educacional que contempla cursos nos segmentos de Gestão, Tecnologia da Informação, Beleza, Comércio, Saúde, Turismo, Produção de Alimentos e Gastronomia.

Destaque para o Senac Idiomas, Unidade Educacional que trabalha com a abordagem comunicativa em sua metodologia de ensino e aprendizagem e conta com laboratório de inovação tecnológica e um clube de conversação. Localizada na capital, Palmas, oferece os cursos de: Inglês, Espanhol, Francês, Libras e Língua Portuguesa.

O Senac Tocantins oferece cursos gratuitos no âmbito Programa Senac de Gratuidade, que tem como objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos. O Senac investe, desde 2014, 66,67% de sua Receita Líquida de Contribuição nesse importante programa de educação inclusiva. Clique aqui para saber mais.

As Unidades Educacionais do Senac Tocantins também são pólos da Rede Senac EAD, que oferece o melhor ensino a distância do país. Entre seus diferenciais, está a ampla oferta, em diversos níveis de ensino e áreas de conhecimento.
São mais de 380 opções em cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão universitária, contribuindo para que você possa construir uma trajetória de formação e sucesso.  

 

O ano de 1988 é marcante para o Brasil – foi ali que nasceu o Tocantins. E desde sua criação, o Senac, uma instituição privada sem fins lucrativos, já estava presente no estado contribuindo com a formação profissional.

Para contar nossa história, precisamos voltar para o mês de abril de 1983. Foi lá que o Senac foi implantado em Araguaína, ou seja, antes mesmo da criação do estado do Tocantins, pelo Departamento Regional de Goiás, sediado, a princípio, junto ao Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Posteriormente, em junho de 1992, iniciaram-se as atividades nas dependências da Aciara – Associação Comercial e Industrial de Araguaína. Em 1996, foi edificado e inaugurado o Centro de Formação Profissional “Ministro Elias Bufáiçal”, em uma área de 483,00 m².

A Resolução SENAC 693/96 instituiu a Delegacia Executiva do Senac no Estado do Tocantins a partir de 01/08/1996, sendo que a transformação de Delegacia em Administração Regional ocorreu em 01/07/1998, através da Resolução SENAC 713/97, a Capital do Tocantins, Palmas, inaugura sua unidade, o Senac Palmas.

Neste primeiro momento, em Palmas, o Senac funcionou em endereço provisório, na Av. JK, comtemplando a estrutura de salas de aula, laboratórios de datilografia, informática, beleza e enfermagem.

No dia 10/10/2013, foi inaugurada a obra de reforma e ampliação do Senac Araguaína. Assim, a Unidade passou a contar com um total de 1.086,13 m² de área construída, garantindo conforto e a oferta de novos cursos de educação profissional. As novas instalações contam com o total de 14 ambientes administrativos e pedagógicos, sendo seis salas de aula com capacidade para 32 alunos, Laboratório de Saúde com capacidade para 25 alunos, Salão de Beleza com capacidade para 25 alunos, Biblioteca e ainda a Escola Aberta de Informática com vinte computadores.

Já no Sul do Estado, em Gurupi, a unidade foi implantada no dia 10 de julho de 1998, com o objetivo de expandir o raio de abrangência do Senac naquela região. Em 22 de setembro de 2011, foi inaugurada sua sede própria. A obra, que tem 2.500m² e teve um investimento de mais de R$ 5 milhões, ampliou a capacidade de atendimento para cerca de 600 pessoas por dia e sua abrangência nos 17 municípios do entorno de Gurupi.

O ano de 2011 marcou mais uma expansão na educação profissional na Capital. Neste ano, no dia 8 de junho, o Senac Taquaralto foi inaugurado, como uma extensão do Senac Palmas. Em 2014, a extensão se tornou uma Unidade, atendendo em novo prédio, com seis salas de aula e uma unidade móvel (cozinha pedagógica).

Em fevereiro de 2014, uma nova estrutura totalmente foi destinada a oferta de cursos de línguas. O Senac Idiomas, a partir de julho de 2021, passou a atender em nova sede, no Centro de Palmas, em uma estrutura remodelada para atender cada vez melhor os clientes. Atualmente são 10 salas de aula, um cinema, um conversation club, uma sala de criação e desenvolvimento, um espaço Google e uma biblioteca. Com esta estrutura, serão realizadas aulas e ações educacionais, como help class, movie session e conversation club.

Já em 2022 foi a vez da sede administrativa passar a funcionar em um novo local, no mesmo prédio da sede da Fecomércio, localizado em uma das principais avenidas da Capital. Nesta unidade estão localizadas áreas técnicas ligadas à parte administrativa, bem como, as diretorias financeira, administrativa e o gabinete da diretoria regional.