Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Recepcionista.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O recepcionista é um profissional que elabora, organiza e realiza procedimentos de recepção e atendimento ao cliente em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos da economia, bem como órgãos públicos e do terceiro setor, seja como empregado ou prestador de serviços.
Este profissional presta informações e orientações gerais, sempre observando as normas internas da empresa. Atua em equipe, interagindo com colegas de trabalho e funcionários de outros setores, respeitando as necessidades dos clientes internos e externos e contribuindo para a sua satisfação e fidelização.
O Recepcionista formado pelo Senac tem como marcas formativas:domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é "gerir", e pertence ao segmento de Gestão.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Recepcionar e atender pessoas.
Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental completo ( 6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Massagista.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O Massagista é o profissional que realiza massagens baseadas em técnicas ocidentais, considerando aspectos anatômicos, fisiopatológicos e biomecânicos essenciais e observando indicações e contraindicações especificas, bem como as normas de biossegurança e ergonomia, com o objetivo de contribuir com a promoção e manutenção da saúde e do bem-estar.
Atua em diferentes estabelecimentos, como clubes desportivos, saunas, spas, institutos de beleza, academias esportivas e de ginástica, meios de hospedagem e condomínios, clínicas, centros estéticos, casas de repouso, instituições de longa permanência e centros de convivência para idosos, cruzeiros marítimos e eventos, espaços próprios e atendimentos em domicílio, de forma autônoma ou sob supervisão em equipes multidisciplinares.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar”, e pertence ao segmento de saúde.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Organizar o ambiente de realização da massagem.
Avaliar as necessidades do cliente relativas à realização da massagem.
Realizar procedimentos massoterapêuticos ocidentais de relaxamento e estimulação muscular.
Realizar procedimentos massoterapêuticos de prevenção de lesões e recuperação muscular no esporte.
Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo subsidiar o profissional na criação de relatórios dinâmicos/dashboards, utilizando a ferramenta Power BI.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Médio cursando.
É destinado a profissionais que atuam na análise e na inteligência de negócios e estudantes do segmento, interessados em aprimorar os conhecimentos em relação as atividades relacionadas a confecção de Dashboards, relatórios intuitivos e impressionantes, com uso de indicadores, gráficos e mapas, através do Power BI.
Requisito/conhecimento específico: editor de texto; planilhas eletrônicas (nível avançado) e navegação na internet.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Planejar as bases de dados, de acordo com o padrão dos arquivos recebidos.
Elaborar relatórios dinâmicos/dashboards, de acordo com as premissas de configurações de cada plataforma.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Médio incompleto.
Perfil profissional de conclusão:
O Programador de Sistemas é o profissional que especifica, desenvolve, testa e implanta sistema de informação, contemplando requisitos de segurança e disponibilidade. Além disso, modela dados, documenta e faz a manutenção em sistemas.
Este profissional possui um mercado de trabalho vasto e diversificado, atuando em empresas dos mais diferentes setores e segmentos e, ainda, de forma empreendedora, como autônomo prestando serviços a todas as organizações que façam uso de sistemas informatizados.
Relaciona-se com equipes de desenvolvimento, outros profissionais de TI, bem como clientes e usuários de programas.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é “Comunicar” e pertence ao segmento de Informática.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Desenvolver sistemas de informação.
Implementar banco de dados.
Realizar testes e manutenção do sistema de informação.
Observação:
Para a oferta não presencial (aplicada à Educação Flexível):
Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Teams.
Estrutura para as aulas: O aluno deverá ter acesso a um computador ou smartphone com conexão à internet de banda larga e com as configurações mínimas necessárias para o desenvolvimento do curso.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: Ensino Médio incompleto.
Perfil profissional de conclusão:
O Administrador de Banco de Dados (DBA) é responsável por implementar, instalar, configurar, administrar e realizar procedimentos de otimização e manutenção do sistema de banco de dados de uma organização. Dentre suas atribuições, monitora o banco de dados, implanta rotinas de backup e plano de restauração, verifica a disponibilidade das informações e gerencia acessos e permissões dos usuários.
Atua em organizações públicas, privadas e de terceiro setor de diversos segmentos que demandem a administração de bancos de dados, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
Relaciona-se com equipes de desenvolvimento, outros profissionais de TI, bem como clientes internos e externos.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é “Comunicar” e pertence ao segmento de Informática.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Instalar e configurar o sistema de banco de dados.
Realizar o monitoramento do uso e desempenho dos sistemas de banco de dados.
Realizar a manutenção e otimização do banco de dados.
Observação:
Para a oferta não presencial (aplicada à Educação Flexível):
Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Teams.
Estrutura para as aulas: O aluno deverá ter acesso a um computador ou smartphone com conexão à internet de banda larga e com as configurações mínimas necessárias para o desenvolvimento do curso.
Objetivo do curso:
Proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos básicos relacionados aos processos de utilização de computadores em ambiente de Sistema Operacional Windows, MS Word, MS Excel, MS Power Point e utilização dos serviços oferecidos pela internet, de forma produtiva e segura.
Requisito de acesso:
Idade mínima exigida: 14 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto ( 6º ao 9º ano).
É destinado a profissionais e estudantes dos diversos segmentos, que desejam iniciar o aprendizado em informática e familiarizar-se com o sistema operacional Windows e programas básicos do pacote Office, em atividades relacionadas à vida profissional, acadêmica e pessoal.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Utilizar os princípios de gerenciamento do sistema operacional Windows.
Executar as funções de formatação, seções, colunas, legendas, comentários e notas de rodapé do editor de texto Microsoft Office Word.
Utilizar as ferramentas para elaboração e edição de planilhas eletrônicas.
Utilizar as ferramentas para criação e edição de apresentações.
Aplicar os conceitos básicos de internet.
Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência:
Desenvolver algoritmos estruturados em lógica de programação.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 14 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
É destinado a profissionais e estudantes que desejam desenvolver programas computacionais.
Requisito/conhecimento específico: editores de texto, planilhas eletrônicas e navegação na internet.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Selecionar conceitos da lógica de programação, conforme o cenário proposto para a solução.
Utilizar estruturas de controle pertinentes ao projeto, de acordo com a construção de algoritmos.
Desenvolver vetores e matrizes, conforme a necessidade da solução.
Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos e oportunizar o desenvolvimento de técnicas referentes à administração de soluções parenterais livre de dano ao paciente, utilizando prevenção pessoal e ambiental, conforme legislação vigente.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: preferencialmente ensino médio completo.
É destinado a profissionais e estudantes da área de Enfermagem, que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o tema, visando à atualização e à melhoria no atendimento a seus pacientes.
Deverá ter formação ou atuar na área, e possuir conhecimentos específicos, de acordo com o curso.
Ter conhecimento em navegação na internet.
O interessado deverá no ato da matrícula apresentar comprovação de escolaridade equivalente, bem como cópia de diploma e ou Histórico Escolar do curso Técnico ou Graduação e/ou declaração de matrícula e/ou cópia da carteira do Conselho Regional de Enfermagem que comprove requisito.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Administrar soluções parenterais livre de dano ao paciente de forma segura e de acordo com prescrição medicamentosa.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 17 anos.
Escolaridade: Ter Ensino Fundamental completo (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Atendente de Farmácia.
Perfil profissional de conclusão:
O Atendente de Farmácia auxilia no atendimento ao cliente, na leitura de prescrições e solicitações, separação, entrega e orientação sobre medicamentos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e na comercialização de cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes, suplementos alimentares e produtos para saúde. Além disso, colabora na organização e reposição de produtos, no controle de estoque, nos procedimentos relacionados aos serviços farmacêuticos e nas demais rotinas do estabelecimento.
Esse profissional atua em farmácias com e sem manipulação (drogarias), sob a supervisão e orientação do farmacêutico, exercendo suas atividades em conformidade com os princípios éticos, a legislação vigente, os procedimentos e as normas do estabelecimento, colaborando e interagindo com outros profissionais. Pode atuar como contratado pelos regimes celetista, como funcionário público e, autonomamente, como pessoa física ou jurídica.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde e pertence ao segmento de Saúde.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Auxiliar no fornecimento de medicamentos em farmácias;
Apoiar na orientação do uso racional de medicamentos em farmácias;
Apoiar na orientação para o uso de cosméticos, suplementos alimentares, produtos de higiene pessoal, perfumaria e produtos para saúde em farmácias;
Auxiliar na comercialização de produtos em farmácias.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Assistente Administrativo.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O assistente administrativo é o profissional que realiza atividades de suporte à área administrativa, executando e controlando as rotinas e atendendo demandas de clientes e demais partes interessadas no negócio da organização. Com o objetivo de apoiar a tomada de decisão, o profissional elabora relatórios e documentos, incorporando, em todas as suas ações, as inovações operacionais e os avanços tecnológicos pertinentes à área.
Atua em organizações públicas, privadas, de terceiro setor, de pequeno, médio ou grande portes, de natureza e setores econômicos variados. Relaciona-se com clientes internos e externos e interage com equipes de profissionais de diversos setores no mercado nacional e/ou internacional.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios e pertence ao segmento de Gestão.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do assistente administrativo:
Resumo do que vou aprender neste curso:
Executar e controlar as rotinas administrativas.
Atender às demandas de clientes e demais partes interessadas no negócio
Observação:
Para a oferta não presencial (aplicada à educação flexível):
Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Teams.
Estrutura para as aulas: O aluno deverá ter acesso a um computador ou smartphone com conexão à internet de banda larga e com as configurações mínimas necessárias para o desenvolvimento do curso.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Assistente de Recursos Humanos.
Perfil profissional de conclusão:
O assistente de Recursos Humanos executa atividades de suporte aos subsistemas da área: Recrutamento e Seleção, Engajamento, Movimentação, Remuneração, Benefícios e Desenvolvimento Humano Organizacional. Além disso, integra habilidades tecnológicas para potencializar a eficiência e aprimorar as práticas de RH.
Atua em organizações públicas, privadas, de terceiro setor, de pequeno, médio ou grande portes, de natureza e setores econômicos variados. Relaciona-se com clientes internos e externos e interage com equipes de profissionais de diversos setores no mercado nacional e/ou internacional.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios e pertence ao segmento de Gestão.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Executar as rotinas de recrutamento, seleção, integração e engajamento de pessoas.
Executar as rotinas de remuneração, benefícios e movimentação de pessoas.
Executar as rotinas de desenvolvimento de pessoas.
Observação:
Para a oferta não presencial (aplicada à educação flexível):
Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Teams.
Estrutura para as aulas: O aluno deverá ter acesso a um computador ou smartphone com conexão à internet de banda larga e com as configurações mínimas necessárias para o desenvolvimento do curso.
Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos e oportunizar o desenvolvimento de habilidades para exercer funções de liderança com eficiência, incluindo técnicas avançadas de gestão de equipes, comunicação assertiva, tomada de decisões estratégicas, e resolução de conflitos, visando aumentar a produtividade e a motivação, além de fomentar um ambiente de trabalho colaborativo e alinhado aos objetivos organizacionais.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
É destinado a profissionais que atuam como diretores, gestores e líderes responsáveis pela supervisão ou coordenação de equipes operacionais ou administrativas em diversos segmentos, e que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre liderança e gestão de equipes.
Deverá ter formação ou atuar na área.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Aplicar os princípios básicos de liderança e motivação de equipes, alinhando-os aos objetivos da empresa com foco em resultados.
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