Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos sobre a aplicação de técnicas de suturas simples, visando à realização segura e eficiente dos procedimentos, contribuindo para a melhoria da qualidade do atendimento e a redução de complicações.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: preferencialmente ensino médio completo.
É destinado a profissionais e estudantes da área de Enfermagem, que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o tema, visando à atualização e à melhoria no atendimento a seus pacientes.
Deverá ter formação ou atuar na área e possuir conhecimentos específicos de acordo com o curso.
Ter conhecimento em navegação na internet.
O interessado deverá no ato da matrícula apresentar comprovação de escolaridade equivalente, bem como cópia de diploma e ou Histórico Escolar do curso Técnico ou Graduação e/ou declaração de matrícula e/ou cópia da carteira do Conselho Regional de Enfermagem que comprove requisito.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Realizar sutura simples em feridas agudas utilizando técnicas, instrumentos e princípios de biossegurança conforme fundamentos anatômicos, critérios de indicação e legislação vigente
Requisito de acesso:
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Auxiliar de Cozinha.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O Auxiliar de Cozinha é o profissional que auxilia o cozinheiro no pré-preparo e preparo de alimentos e produções culinárias, colaborando na organização do ambiente de trabalho. Auxilia no controle e organização de estoque e executa a mise en place, realizando higienização, cortes, porcionamento, armazenamento e conservação de alimentos, conforme as boas práticas para serviços de alimentação. Organiza e higieniza a cozinha, seus equipamentos e utensílios, de acordo com as condições de segurança no local de trabalho.
Atua no segmento de serviços de alimentação, tais como: lanchonetes, bares, restaurantes, padaria, indústria de processamento de alimentos, catering, cozinha de coletividade, cozinha hospitalar, entre outros.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, cuja natureza é “acolher” e pertence ao segmento de Gastronomia.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Organizar o ambiente de trabalho para produções gastronômicas.
Controlar e organizar estoques em ambientes de manipulação de alimentos.
Pré-preparar insumos para produções gastronômicas.
Preparar produções culinárias gastronômicas.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental completo (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Administrador de Redes.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O administrador de redes é o profissional que implanta, administra e documenta rotinas e projetos de rede, controlando os níveis de serviço de sistemas computacionais. Realiza monitoramento de redes, configuração de switches e roteadores wi-fi, links de dados, servidores de e-mail, arquivos, aplicação, impressão e presta atendimento remoto a usuários. Controla incidentes e problemas no sistema de servicedesk, cria e mantém ambiente atualizado, inventariado e organizado.
Trabalha em equipe, estabelece relações interpessoais construtivas e compreende o contexto em que está inserido, demonstrando capacidade propositiva e criativa.
Atua em organizações públicas, privadas e do terceiro setor de diversos segmentos que demandem redes de computadores, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e a capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e Comunicação e pertence ao segmento de Tecnologia da Informação.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Implantar projetos e administrar redes locais de computadores.
Planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais (servidores).
Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência:
Desenvolver algoritmos estruturados em lógica de programação.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 14 anos.
Escolaridade: ensino fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
É destinado a profissionais e estudantes que desejam desenvolver programas computacionais.
Requisito/conhecimento específico: editores de texto, planilhas eletrônicas e navegação na internet.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Selecionar conceitos da lógica de programação, conforme o cenário proposto para a solução.
Utilizar estruturas de controle pertinentes ao projeto, de acordo com a construção de algoritmos.
Desenvolver vetores e matrizes, conforme a necessidade da solução.
Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência:
Desenvolver cálculos financeiros em planilhas eletrônicas.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 14 anos.
Escolaridade: Ensino Médio cursando.
É destinado a estudantes e profissionais interessados em organizar dados em planilhas e utilizar fórmulas e funções financeiras em planilhas eletrônicas.
Requisito/conhecimento específico: editor de texto; planilhas eletrônicas (nível avançado) e navegação na internet.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Estruturar cálculos financeiros utilizando planilhas eletrônicas de forma organizada e eficiente.
Automatizar processos de entrada e manipulação de dados financeiros, aproveitando os recursos disponíveis no Excel.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem concluído.
Perfil profissional de conclusão:
O especialista técnico em instrumentação cirúrgica é o profissional que organiza o processo de trabalho no ambiente cirúrgico, realizando a Instrumentação Cirúrgica e o processamento dos artigos médico-hospitalares. Tem como parâmetros os preceitos da qualidade e da segurança do paciente de acordo com as normas e os procedimentos de biossegurança.
O instrumentador cirúrgico exerce as suas atividades sob a supervisão do Enfermeiro, podendo atuar em: centro cirúrgico, centro obstétrico, sala de recuperação anestésica, central de material e esterilização de hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica e empresas fornecedoras de instrumentais consignados, procedimentos cirúrgicos de urgência, emergências e eletivos, interagindo com os demais profissionais de saúde.
O profissional formado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania.
Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico ambiente e saúde, cuja natureza é “cuidar” e pertence ao segmento de saúde. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pelo Decreto n° 94.406/87 da Lei n° 7.498/86 e pelas Resoluções COFEN 214/1998 e 418/2011.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Organizar o processo de trabalho no ambiente cirúrgico.
Realizar o processamento dos artigos médico-hospitalares.
Realizar a Instrumentação Cirúrgica.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Assistente Administrativo.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O assistente administrativo é o profissional que realiza atividades de suporte à área administrativa, executando e controlando as rotinas e atendendo demandas de clientes e demais partes interessadas no negócio da organização. Com o objetivo de apoiar a tomada de decisão, o profissional elabora relatórios e documentos, incorporando, em todas as suas ações, as inovações operacionais e os avanços tecnológicos pertinentes à área.
Atua em organizações públicas, privadas, de terceiro setor, de pequeno, médio ou grande portes, de natureza e setores econômicos variados. Relaciona-se com clientes internos e externos e interage com equipes de profissionais de diversos setores no mercado nacional e/ou internacional.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios e pertence ao segmento de Gestão.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do assistente administrativo:
Resumo do que vou aprender neste curso:
Executar e controlar as rotinas administrativas.
Atender às demandas de clientes e demais partes interessadas no negócio
Observação:
Para oferta não presencial:
Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Teams.
Estrutura para as aulas: O aluno deverá ter acesso a um computador ou smartphone com conexão à internet de banda larga e com as configurações mínimas necessárias para o desenvolvimento do curso.
Requisito de Acesso:
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental completo (1º ao 5º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Manicure e Pedicure.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O profissional de manicure e pedicure é responsável pelo embelezamento de mãos e pés. Ele realiza procedimentos de higienização, remoção do esmalte, modelagem, cutilagem, hidratação, esmaltação e decoração de unhas. Atua de forma personalizada, utilizando tendências para valorizar as características individuais. Além disso, organiza seu ambiente de trabalho e gerencia seu negócio, identificando oportunidades e desenvolvendo estratégias para ampliar sua presença no mercado.
O profissional de manicure e pedicure atua em salões de beleza, esmalterias, clínicas de estética, SPA e domicílios. Trabalha como empreendedor ou profissional contratado e interage com fornecedores e demais profissionais do estabelecimento.
O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e a capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde e pertence ao segmento de Beleza. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 12.592/2012 de 18 de janeiro de 2012.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Requisito de acesso:
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Ensino Fundamental completo (1° ao 5° ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Salgadeiro.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O Salgadeiro é o profissional responsável por preparar e precificar salgados. Ele controla e organiza o estoque e o ambiente de trabalhos para produções de acordo com as boas práticas para serviços de alimentação, princípios da sustentabilidade e gestão de recursos. O Salgadeiro zela pelas condições de segurança da equipe, utensílios e equipamentos no local de trabalho.
Exerce suas atividades em lanchonetes, confeitarias, padarias, bares, restaurante, buffet, meios de hospedagem, entre outros, como contratado ou autônomo.
Integra equipe multiprofissional, interagindo com profissionais da área de Confeitaria e Panificação, bem como produtores, fornecedores e clientes.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, cuja natureza é “o acolher” e pertence ao segmento da gastronomia.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Controlar e organizar estoques em ambientes de manipulação de alimentos.
Preparar e precificar salgados.
Observação:
Caso a sua turma tenha aulas On-line, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental completo (1º ao 5º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Auxiliar de Padeiro.
Perfil profissional de conclusão:
O Auxiliar de Padeiro é o profissional responsável por auxiliar o padeiro no processo de produção da panificação. Ele organiza o ambiente e os processos de trabalho, higienizando instalações, mobiliários, equipamentos e utensílios; auxilia no pré-preparo e preparo de produções da panificação. Esse profissional zela pelos insumos e ambientes de trabalho de acordo com os princípios da sustentabilidade e gestão de recursos.
Exerce suas atividades em padarias, confeitarias, buffets, hotéis, restaurantes, hospitais e estabelecimentos afins como contratado interagindo com equipes de trabalho.
Integra equipe multiprofissional, interagindo com profissionais da área de Panificação, Cozinha, Confeitaria, bem como produtores, fornecedores e clientes internos e externos.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Alimentícia, cuja natureza é “produzir alimentos” e pertence ao segmento de Produção de Alimentos.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Objetivo do curso:
Proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos básicos relacionados aos processos de utilização de computadores em ambiente de Sistema Operacional Windows, MS Word, MS Excel, MS Power Point e utilização dos serviços oferecidos pela internet, de forma produtiva e segura.
Requisito de acesso:
Idade mínima exigida: 14 anos.
Escolaridade: Ensino Fundamental incompleto ( 6º ao 9º ano).
É destinado a profissionais e estudantes dos diversos segmentos, que desejam iniciar o aprendizado em informática e familiarizar-se com o sistema operacional Windows e programas básicos do pacote Office, em atividades relacionadas à vida profissional, acadêmica e pessoal.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Utilizar os princípios de gerenciamento do sistema operacional Windows.
Executar as funções de formatação, seções, colunas, legendas, comentários e notas de rodapé do editor de texto Microsoft Office Word.
Utilizar as ferramentas para elaboração e edição de planilhas eletrônicas.
Utilizar as ferramentas para criação e edição de apresentações.
Aplicar os conceitos básicos de internet.
Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: Desenvolver banco de dados.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ensino médio cursando.
É destinado a estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação interessados nos recursos e tecnologias necessárias para o desenvolvimento de um banco de dados.
Requisito/conhecimento específico: conhecimentos básicos de informática, em redes de computadores, arquitetura cliente-servidor, bancos de dados, acesso a arquivos em servidor e a registros em banco de dados e navegação na internet.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Desenvolver banco de dados.
Observação:
Caso a sua turma tenha aulas On-line, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar e aprimorar a sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com as condições estabelecidas em nossa Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.
Instagram
Instagram
Twitter
Tweets by senactoFacebook