ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

Informações

Unidade: UOP - ARAGUAINA
Início do curso: 05/11/2012
Encerramento do curso: 19/06/2013
Horário: 19H ÀS 22H
Frequência: SEG/QUA/SEX
Carga horária: 360 horas
PRONATEC: Não
PSG: Não
Valor: R$ 2.000,00
Valor parcelado: R$ 250,00 em 8 parcelas

Requisitos

Unidade: Para inscrição na Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho é necessário comprovar a Habilitação Técnica de Nível Médio em Enfermagem e estar em dia com o registro profissional. O candidato deverá, também, apresentar cópia dos seguintes documentos: Cédula de Identidade (original e fotocópia); CPF (original e fotocópia); Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e fotocópia); Comprovante de conclusão do Ensino Médio / 2º Grau ou documento que comprove a escolaridade mínima exigida (original e fotocópia); Documento militar, para o sexo masculino entre 18 e 45 anos; Título de eleitor, com comprovante de voto na última eleição, maiores de 18 anos; Diploma de Técnico de Nível Médio em Enfermagem e Cédula de Identidade do COREN (originais e fotocópias). Inscrição: A inscrição para o curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio será efetuada em data determinada pela Unidades de Ensino, respeitados os requisitos de acesso. Seleção: Fica a critério da Unidade de Ensino realizar ou não processo seletivo quando a demanda assim o justificar, nele podendo ser incluída avaliação de conhecimentos e habilidades básicas requeridas pelo perfil profissional de conclusão, necessários à continuidade da fundamentação científica e instrumental para a Educação Profissional, objetivando assim o refinamento do perfil de entrada do aluno. Observação: O candidato à Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho deverá apresentar Diploma de Técnico de Nível Médio em Enfermagem e Cédula de Identidade do COREN, necessários para análise. Matrícula: A matrícula será efetivada de acordo com o cronograma estabelecido pelas Unidades de Ensino do SENAC e nos termos regimentais: No ato da matrícula, o aluno deverá, quando for o caso, requerer aproveitamento de competências; Os alunos deverão ser claramente informados e ter pleno conhecimento da nova base de ensino e aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento de competências, em função do perfil profissional que objetivam alcançar.

Perfil Profissional

O Especialista em Enfermagem do Trabalho é o profissional com formação em Enfermagem - Auxiliar/Técnico - que atua, por força de lei, em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante dos serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho, coparticipando com o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, nos três níveis de prevenção, integrando a equipe de saúde do trabalhador.

Para atender às necessidades inerentes à sua função, o Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho participa com o enfermeiro na elaboração de projetos e aplicar análises de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo estratégias de controle e sugerindo mudanças necessárias para identificar riscos que possa resultar em doenças ocupacionais além de auxiliar a elaboração e execução de projetos para investigação sobre saúde do trabalhador, para promover a educação na prevenção de acidentes, de doenças ocupacionais e de treinamento relacionado à prevenção da saúde do trabalhador.

Como integrante da instituição desenvolverá suas atividades profissionais participando no desenvolvimento de programas voltados para grupos de risco (hipertensos, alcoólatras, obesos, diabéticos, etc.) e em trabalho familiar de forma integrada e ética, em equipes multidisciplinares de saúde e segurança do trabalho e com demais profissionais envolvidos nos ambientes da empresa/instituição. Esse profissional deverá apresentar bom relacionamento interpessoal, responsabilidade, iniciativa, senso de observação acurado, capacidade de autogestão e autocontrole.

A sua prática profissional estará pautada na observação dos princípios éticos e legais da profissão, no respeito ao cliente, à equipe multidisciplinar, nas normas de biossegurança e segurança no trabalho.

Competências Especificas do Técnico em Enfermagem do Trabalho

Planejar junto ao enfermeiro as ações de enfermagem, levantar necessidades e problemas, diagnosticar situações, estabelecer prioridades e avaliar resultados;
Implementar ações para promoção da saúde, participar de trabalhos de equipes multidisciplinares, definir estratégias de promoção da saúde para situações e grupos específicos;
Participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, comissões, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão;
Elaborar relatórios e laudos técnicos em sua área de especialidade;
Participar de programa de treinamento, quando convocado;
Trabalhar segundo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental;
Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática;
Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.
Prestar atendimento ao trabalhador, registrar e manter atualizado, em documentos específicos, de acordo com as exigências legais, os casos de doença profissional ou não, descrevendo a história, as características, os fatores ambientais e as condições do indivíduo portador;
Realizar educação em serviço e palestras específicas à área de saúde do trabalhador.
Manter controle e vigilância em relação à situação vacinal de cada funcionário da empresa.

Documentos para Matrícula

As matrículas podem ser feitas pessoalmente, direto na Central de Atendimento da Unidade que oferece o curso.

 

CURSOS PAGOS
- CPF
- RG
- Comprovante de residência
- Documentação original

 

PRONATEC

As inscrições podem ser realizadas diretamente no site do Pronatec:

http://pronatec.mec.gov.br/inscricao


Maiores de 18 anos: (originais e cópias)
- RG
- CPF
- Comprovante de endereço,
- Número de Conta Bancária em nome do aluno no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
 
Menores de 18 anos: (originais e cópias)
- RG
- CPF
- Comprovante de endereço,
- Número de Conta Bancária em nome do aluno no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
- Documentos dos responsáveis: RG e CPF (originais e cópias). Neste caso o responsável deverá assinar os documentos exigidos para a matrícula.
CURSOS PSG - PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE
Capacitação*

- CPF
- RG
- Comprovante de residência

 

Aperfeiçoamentos*

- CPF
- RG
- Comprovante de residência
- Certificado de conclusão ou diploma, conforme exigido no requisito de acesso do curso (Consultar Edital).

 

* OBS.: Candidatos menores de 18 anos deverão comparecer acompanhados por um responsável legal, munido de cópia de CPF e RG.

 

Quero mais informações

  • Selecione o Assunto:
  • Nome:
  • E-mail:
  • Telefone:
  • Cidade/Estado:
  • Mensagem:
  •  
Pesquisa

Encontre seu Curso